Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva
A palavra manutenção largamente utilizada em diversos campos de trabalho, é uma palavra de origem latina derivada de MANUS TENERE, que significa “ter em mãos”. Assim, a manutenção tem a missão de manter os equipamentos em pleno funcionamento, segundo as especificações técnicas fornecidas pelos fabricantes. Ao longo da história dos surgimentos das máquinas e a revolução industrial, as especificações para a palavra manutenção foram surgindo. Atualmente, um bom programa de gestão de qualidade prevê, manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Assim, é muito importante saber a diferença da manutenção preditiva, preventiva e corretiva e quando usar cada uma delas.
Uma empresa, quando trabalha com prestação de serviços, não pode deixar de dar atenção especial para as manutenções. A ideia é economizar e reduzir custos, para que a sua empresa gaste apenas com bons investimentos e não em erros que podem ser previstos. Acompanhar frequentemente o funcionamento de máquinas, equipamentos e peças é um método muito eficaz para prevenir possíveis interrupções nas linhas de produção. Assim, é possível notar como a gestão da manutenção é importante. E para que ela aconteça de forma eficaz, é necessário entender a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
Manutenção Preditiva e Preventiva
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de inspeções. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, controle de temperatura e umidade, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas. Trata-se de um processo que diz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e, as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Ela pode ser comparada a uma inspeção para acompanhar as condições dos equipamentos.
Os objetivos em fazer a manutenção preditiva, são:
- Determinar, antecipadamente, a necessidade de manutenção de uma peça, ferramenta ou máquina;
- Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
- Aumentar o tempo de durabilidade dos equipamentos;
- Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
- Impedir o aumento de danos.
Por meio desses objetivos, é possível concluir que a manutenção preditiva possui uma finalidade maior: reduzir custos de manutenção e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva tem como objetivo principal a prevenção de uma falha ou quebra no equipamento, além de diminuir a velocidade de desgaste das máquinas e aparelhos. Logo, ela é uma intervenção prevista, preparada e programada antes do surgimento de uma falha. Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados, ou seja, todas as etapas do serviço a ser executado devem estar bem definidos.
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
-
- Lubrificações periódicas;
- As revisões sistemáticas do equipamento;
- Os planos de calibração e de aferição de instrumentos;
- Os planos de inspeção de equipamentos;
- Os históricos ou recomendações do fabricante;
- A manutenção preventiva também pode ser executada em função da condição do equipamento, como para reparar defeitos, reformas ou revisão geral.