Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva

A palavra manutenção largamente utilizada em diversos campos de trabalho, é uma palavra de origem latina derivada de MANUS TENERE, que significa “ter em mãos”. Assim, a manutenção tem a missão de manter os equipamentos em pleno funcionamento, segundo as especificações técnicas fornecidas pelos fabricantes. Ao longo da história dos surgimentos das máquinas e a revolução industrial, as especificações para a palavra manutenção foram surgindo. Atualmente, um bom programa de gestão de qualidade prevê, manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Assim, é muito importante saber a diferença da manutenção preditiva, preventiva e corretiva e quando usar cada uma delas.

Uma empresa, quando trabalha com prestação de serviços, não pode deixar de dar atenção especial para as manutenções. A ideia é economizar e reduzir custos, para que a sua empresa gaste apenas com bons investimentos e não em erros que podem ser previstos. Acompanhar frequentemente o funcionamento de máquinas, equipamentos e peças é um método muito eficaz para prevenir possíveis interrupções nas linhas de produção. Assim, é possível notar como a gestão da manutenção é importante. E para que ela aconteça de forma eficaz, é necessário entender a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Manutenção Preditiva e Preventiva

A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de inspeções. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, controle de temperatura e umidade, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas. Trata-se de um processo que diz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e, as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Ela pode ser comparada a uma inspeção para acompanhar as condições dos equipamentos.

 

Os objetivos em fazer a manutenção preditiva, são:

  • Determinar, antecipadamente, a necessidade de manutenção de uma peça, ferramenta ou máquina;
  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;
  • Aumentar o tempo de durabilidade dos equipamentos;
  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
  • Impedir o aumento de danos.

Por meio desses objetivos, é possível concluir que a manutenção preditiva possui uma finalidade maior: reduzir custos de manutenção e aumentar a produtividade dos colaboradores.

 

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva tem como objetivo principal a prevenção de uma falha ou quebra no equipamento, além de diminuir a velocidade de desgaste das máquinas e aparelhos. Logo, ela é uma intervenção prevista, preparada e programada antes do surgimento de uma falha. Os serviços de manutenção preventiva devem ser planejados e programados, ou seja, todas as etapas do serviço a ser executado devem estar bem definidos.

 

Alguns exemplos de manutenção preventiva são:

    • Lubrificações periódicas;
    • As revisões sistemáticas do equipamento;
    • Os planos de calibração e de aferição de instrumentos;
    • Os planos de inspeção de equipamentos;
    • Os históricos ou recomendações do fabricante;
    • A manutenção preventiva também pode ser executada em função da condição do equipamento, como para reparar defeitos, reformas ou revisão geral.
    Fale com um especialista

    Solicite um Orçamento!

    Pin It on Pinterest