As pessoas agora estão optando por serviços em casa após a pandemia do COVID-19. Seja limpeza, beleza ou até serviços médicos, as pessoas agora não querem sair de casa, a menos que seja urgente. O número de pessoas que vão aos laboratórios para coleta de sangue e exames de sangue também diminuiu nestes tempos de pandemia. Muitos deles estão até adiando exames e serviços médicos para minimizar a propagação do coronavírus.
Essas mudanças no pensamento das pessoas fizeram com que todos os setores adotassem novas práticas e tecnologias. Para acompanhar a situação atual, o setor de atendimento diagnóstico também desenvolveu novas tecnologias que permitem que os pacientes realizarem sua coleta de sangue ou autotestes em segurança em casa. Além disso, a assistência virtual aos pacientes também é um novo normal para reduzir a exposição a doenças.
Os exames de sangue em casa facilitam muito para o paciente e têm muitas vantagens. Os pacientes não precisam esperar pela sua vez em clínicas, centros de diagnóstico ou hospitais, e isso pode ser feito no conforto de sua casa, mesmo que seja para um único exame.
Como deve ser feita a coleta?
No mínimo, o equipamento necessário para a coleta de sangue inclui luvas, álcool 70% para limpar a área, torniquete, tubos, porta-tubos, agulhas, curativo pós-coleta, etiquetas de identificação.
Um flebotomista deve estar completamente ciente da grande variedade de seringas, agulhas, escalpes, tubos e suas aplicações.
Seringa – as seringas são usadas para coletar sangue de pacientes com veias pequenas ou frágeis. Outra ferramenta que pode ser usada nessas situações é uma agulha borboleta (escalpes).
Agulha múltipla para coleta de sangue a vácuo – este dispositivo possui duas agulhas que são aparafusadas no suporte. Uma agulha é inserida na veia enquanto o tubo de coleta de sangue a vácuo é inserido no suporte e perfurado pela agulha na outra extremidade da ferramenta.
Torniquete – este dispositivo é usado para obstruir o fluxo sanguíneo venoso e ajudar os flebotomistas a descobrir a veia.
Dispositivo de treinamento de segurança – isso serve para proteger os flebotomistas de uma picada acidental de agulha ao transferir sangue para tubos de vácuo de seringas.
Microtubo para coleta de sangue – Esses tubos são minúsculos tubos de coleta usados para coletar sangue de uma punção na pele de um dedo ou calcanhar. Estes são frequentemente usados para aqueles pacientes que são de difícil extração, incluindo pacientes idosos ou aqueles com veias frágeis ou difíceis, como bebês e crianças pequenas.
Tubos de coleta de sangue
Tubo de Coleta de Sangue, Tampa Cinza
Tampa cinza de oxalato de potássio/fluoreto de sódio. O fluoreto de sódio é um anticoagulante fraco. Geralmente é usado em combinação com oxalato de potássio ou etiodato de sódio. A proporção é de 1 parte de fluoreto de sódio e 3 partes de oxalato de potássio. 4mg desta mistura pode fazer 1ml de sangue não coagular e inibir a glicólise em 23 dias. É um bom conservante.
Tubo Vermelho Para Coleta De Sangue Sem Aditivo
Para detecção bioquímica, experimentos imunológicos, sorologia, etc. A aplicação do exclusivo inibidor de aderência do sangue resolve efetivamente o problema de colar sangue e pendurar na parede, garantindo o estado original do sangue ao máximo e tornando os resultados do teste mais precisos .
Tubo De Coleta De Sangue Amarelo Em Gel
Para detecção bioquímica, experimentos imunológicos, etc., não recomendado para determinação de oligoelementos. A tecnologia pura de alta temperatura garante a qualidade do soro, o armazenamento em baixa temperatura e o armazenamento congelado de amostras são possíveis.
Tubo Branco De Detecção De Ácido Nucleico
É especialmente usado para detecção de ácidos nucleicos e é totalmente produzido em condições de purificação, o que minimiza possíveis contaminações durante o processo de produção e reduz efetivamente o impacto de possíveis contaminações em experimentos.
Tubo Roxo De Ensaio De Coleta De Sangue A Vácuo
O tubo de ensaio roxo é o herói do teste do sistema de hematologia, porque o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) nele pode quelar efetivamente os íons de cálcio na amostra de sangue, remover o cálcio do local da reação, bloquear e interromper o processo de coagulação endógeno ou extrínseco para prevenir a coagulação da amostra, mas pode fazer os linfócitos.
Tubo Verde De Heparina Para Coleta De Amostra De Sangue
Os tubos de coleta de sangue com heparina têm um topo verde e contêm heparina de lítio, sódio ou amônio nas paredes internas e são usados em química clínica, imunologia e sorologia. amostra de sangue/plasma.
Tubo Azul De Coleta De Sangue A Vácuo De Citrato De Sódio
O tubo contém 3,2% ou 3,8% de aditivo, que é usado principalmente para sistema de fibrinólise (ativação em parte do tempo). Ao tirar sangue, preste atenção à quantidade de sangue para garantir a precisão dos resultados do teste. Inverta-o 5-8 vezes imediatamente após a coleta de sangue.
BIOSEGURANÇA
- Observe as precauções de segurança universais (padrão).
- Observe todos os procedimentos de isolamento aplicáveis.
- Usar avental descartável, sapatilha descartável, máscara N95 ou cirúrgica, touca descartável, luvas látex ou nitrila.
- Agulhas e escalpes devem ser descartados em recipiente para coleta de perfurocortantes.
- Agulhas e cubos são de uso único e são descartados em um recipiente apropriado para ‘cortantes’ como uma unidade.
- As luvas devem ser descartadas no recipiente apropriado imediatamente após o procedimento de flebotomia.
- Todos os outros itens usados para o procedimento devem ser descartados de acordo com a política adequada de descarte de resíduos de risco biológico.
BIBLIOGRAFIA
Técnicas para coleta de sangue. Brasília: Ministério da Saúde. Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.2001.